Meio Ambiente

Preserve a natureza.

Você também é responsável.

A natureza, nos foi dada gratuitamente. É nosso dever e nossa obrigação protegê-la.

Muitas pessoas dizem "não adianta eu fazer nada porque não vou conseguir consertar os problemas".

Cabe aqui um breve parágrafo para uma fábula que todos nós ouvíamos quando éramos crianças.

- Havia um grande incêndio na floresta.
- Todos os animais corriam para fora da floresta para salvarem suas vidas.
- Ao sair da floresta, o leão olhou para trás e viu um passarinho que voava até o rio, pegava um pouco de água com o bico e jogava no incêndio.
- O leão perguntou ao passarinho: você acha que vai conseguir apagar o incêndio com esse pouquinho de água.
- O passarinho respondeu: eu estou fazendo a minha parte.

Assim como o passarinho,
se cada um de nós fizer a sua parte,
estaremos ajudando a natureza a manter-se firme e saudável.

Lembre-se: a natureza é a nossa herança e será o nosso legado aos nossos filhos, netos etc.

Muitas vezes, cometemos erros porque não sabemos que estamos errando. Ao ver um erro ser cometido, procure orientar a pessoa sobre a maneira correta de agir.

- O que fazer com o óleo lubrificante usado?

A fim de evitar a poluição de solos, rios, lagoas e mares, o óleo lubrificante usado ou contaminado, não deverá ser descartado em nenhum destes locais, nem em bueiros ou esgotos.

Todas as embalagens de óleos lubrificantes da Ipiranga, possuem no verso uma orientação para que todo o óleo usado ou contaminado, bem como a sua embalagem, sejam levados a um posto de serviço ou posto de coleta autorizado.

A fim de chamar mais a atenção dos consumidores afixamos na frente das embalagens de 20 litros duas etiquetas brancas: a primeira contém o endereço do posto e a segunda a seguinte mensagem:

Preserve a Natureza.
Traga seu óleo queimado de volta ao posto.

Clique aqui, para ver o que fazer com o óleo lubrificante usado.

- O que fazer com as embalagens vazias dos óleos lubrificantes?

As embalagens vazias de óleos , também não deverão ser descartadas com o lixo convencional. Deverão ser levadas de volta ao posto para serem descartadas corretamente.

No posto, dispomos de um coletor na cor azul, em que você poderá descartar a sua embalagem. Estas embalagens serão posteriormente recolhidas no posto por empresa autorizada que reutilizará o plástico e o resíduo de óleo existente dentro delas.

- O que fazer com pneus velhos?

Os pneus velhos, não deverão ser queimados para não gerar poluição atmosférica. Leve-os de volta a um borracheiro.

- O que é feito no posto.

Essas caixas separam a areia contaminada com óleo da água. A água que sai dessas caixas é jogada em uma caixa separadora de água e óleo.

Normalmente são instaladas em postos que têm lavagem de veículos e ficam situadas junto ao local de lavagem.

Estas caixas separam a água do óleo e somente permitem que a água saia para os esgotos.

Esta separação é feita por gravidade, uma vez que a água tem maior densidade que o óleo (o óleo flutua na água). A água sai por baixo da caixa e o óleo permanece dentro dela.

Periodicamente a areia retida nas caixas de areia e o óleo retido nas caixas separadoras de água e óleo, são retirados por empresa autorizada que dará tratamento apropriado aos resíduos.

Essas canaletas impedem que resíduos de óleo e combustível existentes nas pistas de abastecimento de veículos, sejam jogados nos esgotos. Essas canaletas conduzem esses resíduos a uma caixa separadora de água e óleo.

Os tanques de combustível são medidos diariamente. Através desta medição consegue-se verificar vazamentos de combustível. Os novos tanques, chamados ecológicos, têm dupla parede. Assim, se a parede interna se romper, o vazamento será retido pela parede externa, impedindo assim, a contaminação do solo.